Sete Lagoas, além de terra natal foi uma das cidades escolhidas pela amostragem do pessoal do IBOPE, onde começei o campo.
Sete Lagoas, segundo o Atlas do IDH tem seu IDH-M 0,739 (2000) o que representava um padrão médio de desenvolvimento, sendo que dentre os subíndices que compõe o IDH-M, o que mais contribuiu para este crescimento foi o
de Educação com 10,42% de aumento, seguido pelo de Renda com 9,17% e o de Longevidade com 1,33%. Só que a IDH-renda continua muito dispare, mostrado pelo aumento do GINI decorre disso que a concentração de renda realmente foi uma constante no municipio de Sete Lagoas.
Apresenta aspectos demográficos que o diferenciam da população total do estado. Estes aspectos estão relacionados à maior concentração urbana, e a taxas de fecundidade, mortalidade e esperança de vida ao nascer mais favoráveis do que no estado. Ver-se-à adiante que a estrutura econômica do município também se diferencia da média do estado e até de regiões metropolitanas, com maior peso relativo do setor industrial. Todos estes aspectos parecem estar relacionados: a economia local é predominantemente urbana, situação em que, normalmente, mulheres tem menos filhos e o acesso a serviços básicos de saúde e saneamento contribuem para uma taxa menor de mortalidade infantil e maior esperança de vida.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário